segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cientista nuclear iraniano morto por uma bomba de carro


Um carro-bomba detonou magnética na quarta-feira no Irã, matando cientista nuclear Mostafa Ahmadi-roshan e um pedestre. Um passageiro no carro com o cientista-alvo também foi gravemente ferido na explosão. Testemunhas relataram ter visto duas pessoas em uma motocicleta apor uma bomba magnética para a parte inferior do veículo Mostafa Ahmadi-Roshan.

O Irã está apontando diretamente para Israel e os EUA como responsáveis ​​pelo assassinato, e estão convencidos de que não é a primeira vez. "A bomba foi um magnética eo mesmo que os anteriormente utilizados para o assassinato dos cientistas, e é o trabalho dos sionistas", disse o vice-governador de Teerã Safarali Baratlou.

Dois atentados ocorreram em 2010, que foram semelhantes no estilo - e um cientista nuclear também foi morto em um desses ataques. Dadas as tensões entre o Irã eo Ocidente nas últimas semanas, o atentado vem em um momento especialmente sensível. Recentes lideradas pelos EUA sanções contra o Irã já começaram a paralisar a economia do país, levando o valor da moeda iraniana para baixo cerca de 20% em relação ao dólar. Os EUA também impôs restrições às instituições financeiras que tentam comprar petróleo do Irã com o banco iraniano central.

Não está claro exatamente como destaque a vítima do ataque foi no programa nuclear do Irã - e seu papel será, provavelmente, um grande fator na determinação da resposta iraniana. Mesmo antes do ataque, os preços do petróleo têm sido cravação, com os americanos já sentem o impacto na bomba. Com as sanções econômicas que estão actualmente em vigor, o Irã vai ser forçado a tomar uma decisão difícil nas próximas semanas sobre o quanto ele quer para prosseguir as suas ambições nucleares. E o Ocidente terá que tomar a mesma decisão difícil sobre o quão longe ele está disposto a ir para impedir o Irã de obter capacidades nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário