segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ecossistema Lagoa


O ecossistema é uma unidade básica na ecologia, formado pela interação de plantas, animais e microorganismos (fatores bióticos) com seu ambiente físico (fatores abióticos). Um ecossistema lagoa refere-se ao ecossistema de água doce onde existem comunidades de organismos que são dependentes uns dos outros e com o ambiente prevalecente de água para os seus nutrientes e sobrevivência. Geralmente, lagoas são raso (dificilmente 12 - 15 pés) massas de água em que a luz solar pode alcançar a sua parte inferior, permitindo o crescimento das plantas que crescem lá.

Os organismos que habitam esse ecossistema de água doce incluem algas, fungos, microorganismos, plantas e peixes. Estes organismos podem ainda ser classificada como produtores, consumidores e decompositores, com base no seu modo de obtenção de nutrição. A energia em um ecossistema flui dos produtores para os consumidores. Decompositores, por outro lado, obter nutrientes a partir dos organismos mortos pela decomposição eles. Vamos olhar para os habitats e cadeia alimentar em um ecossistema da lagoa.

Habitats em um ecossistema Lagoa

Existem basicamente quatro habitats, nomeadamente, praia, cinema de superfície, águas abertas e habitats de água de fundo.

Habitat Shore

Os organismos que habitam este habitat variar dependendo se a praia é rochoso, arenoso ou barrento. Em caso de costões rochosos, as plantas não podem ser capazes de crescer, enquanto que no tipo de lama ou areia ou mista, as plantas, como gramíneas, algas e juncos pode estar presente, juntamente com organismos como as minhocas, protozoários, moluscos, insetos, peixes pequenos e microorganismos .

Habitat Film superfície

Habitat película de superfície, como o nome sugere, implica para a superfície do tanque. Em geral, os insectos como striders água e comerciantes pântano, os organismos que são de flutuação livre e aqueles que podem caminhar sobre a superfície da água habitam o habitat superfície. Eles se alimentam das plantas flutuantes, insectos mortos e, por vezes, alimentam um do outro.

Habitat Open Water

Habitat em águas abertas é habitado por peixes e no plâncton ou pequenos organismos. Tanto o fitoplâncton (como algas) e zooplâncton (como larvas de insetos, rotíferos, pequenos crustáceos e invertebrados) estão presentes nesse habitat. A alimentação dos peixes do plâncton e plantas.

Habitat da água de fundo

Dependendo se o lago é raso ou profundo, o habitat de fundo varia. Por exemplo, se um lago é raso e tem um fundo de areia, organismos como as minhocas, caracóis e insetos habitam o fundo. Por outro lado, se a lagoa é profunda e tem um fundo lodoso, microorganismos, verme, rato-cauda da larva e ninfas de libélulas em sua maioria habitam o fundo do habitat.

Cadeia Alimentar em um ecossistema Lagoa

A cadeia alimentar é dividida em três níveis tróficos básicos - os níveis tróficos primeiro, segundo e terceiro. Uma amostra da lagoa cadeia alimentar é a água, algas (produtor) → inseto (herbívoro / consumidor primário) → Fish (carnívoro / consumidor secundário).

Para melhor compreensão, os três níveis tróficos são explicados abaixo * Nível O primeiro é representado pelos produtores ou os autótrofos,. Por exemplo, o fitoplâncton e plantas. Eles preparam sua própria comida com a ajuda da energia da luz solar através do processo de fotossíntese.

* O nível trófico segundo é caracterizado pela presença de herbívoros, tais como insectos, crustáceos e invertebrados que habitam o lago. Organismos neste nível consumir as plantas ou produtores.

* O terceiro e o nível trófico superior compreende os carnívoros, especialmente as espécies de peixes, que podem se alimentam de plantas e os herbívoros do primeiro nível trófico nível trófico e segundo lugar respectivamente.

Além dos três níveis tróficos, há organismos saprotrophic, vulgarmente conhecidos como decompositores, que estão localizados na parte inferior da cadeia alimentar. Decompositores, na sua maioria das bactérias e fungos, são muito importante no ciclo de nutrientes. Eles convertem toda a matéria orgânica dos organismos mortos e em decomposição em dióxido de carbono e nutrientes, como nitrogênio, fósforo e magnésio. Estes nutrientes são gerados de modo a que eles possam ser facilmente utilizada por algas e plantas para a produção de alimentos, que é novamente consumida pelos herbívoros. Além disso, os carnívoros se alimentam de os produtores e herbívoros. Assim, o fluxo de energia é mantida em um ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário